4 formas de aprimorar a experiência do consumidor

4 formas de aprimorar a experiência do consumidor

Antigamente, bastava a empresa ter uma boa propaganda e um bom produto para que atraísse vários clientes. Hoje em dia, isso não é o bastante para ter consumidores fiéis. Além da propaganda e de um bom produto ou serviço, é preciso que a empresa estreite o relacionamento com seus clientes.

Para se destacar dos concorrentes, é preciso saber o que os novos consumidores estão buscando nas empresas e transformar essas informações em melhorias para o cliente. Hoje daremos algumas dicas para sua empresa aprimorar ainda mais a experiência do consumidor. Confira:

Abrace uma causa

O consumidor do momento é consciente. Eles sabem que os problemas sociais, ambientais e políticos devem ser de interesse coletivo. O consumidor não quer fazer parte do “capitalismo selvagem” e comprar um produto simplesmente pelo impulso de comprar.

Hoje em dia, ele sabe do seu papel e sua importância como cidadão e, por isso, tem alta predisposição para valorizar, recomendar e manter-se fiel a marcas que têm atuação sobre alguma causa consistente. Que tal abraçar uma causa que tenha a ver com o seu negócio? Seja ela social, ambiental ou política, isso não apenas atrairá mais clientes, mas fará bem a muitas pessoas.

Este é o caso da Natura, empresa que está fundamentada em causas sociais e ambientais, fazendo disso uma verdadeira bandeira, impactando positivamente a sociedade através de um consumo consciente.

Mantenha seus clientes conectados

Uma forte tendência entre as empresas atuais é manter um relacionamento ativo com os clientes com baixo tempo de resposta e alta interação. É preciso ir além da identificação e interação marca/cliente e entender que os consumidores querem se conectar com outros consumidores.

As empresas devem ajudar seus clientes a se conectar em suas próprias redes ou em outras comunidades, fazendo com que essas pessoas troquem informações sobre os produtos, compartilhem experiências, façam críticas e sugestões sobre os serviços prestados, atendimentos e processos da empresa.

Invista na sua equipe

Quanto mais felizes estão seus funcionários, mais felizes estão seus clientes. A satisfação dos funcionários é diretamente proporcional a satisfação de seus clientes. De nada adianta fazer investimentos em publicidade, produtos, softwares e melhorias físicas na empresa e deixar sua equipe de colaboradores de lado. Se sua visão é melhorar a experiência do consumidor, sua equipe deve ser treinada para realizar esse feito. São eles que representam a sua marca.

O perfil dos profissionais deve acompanhar o dos consumidores. Procure ter colaboradores que assumam responsabilidades, tenham iniciativas, sejam criativos e estejam prontos para levar soluções ao cliente. E, claro, que gostem de trabalhar com gente, ter contato com pessoas. Não se esqueça de que muitos deles têm contato direto com o cliente e, por isso, é importante proporcionar uma ótima experiência desde o começo da relação. O ditado “colaboradores felizes fazem clientes felizes” é a mais pura verdade.

A importância do pós-venda

A venda é um ciclo sem fim. E um pós-venda deve ser iniciado logo após o fechamento de uma negociação. Muitas empresas ainda acham que o pós-venda se resume ao atendimento do SAC ou lidar com o cliente quando ele tem algum problema ou reclamação do seu produto ou serviço, mas não é bem assim.

Se sua empresa pretende fidelizar algum cliente, o pós-venda deve ser uma das ferramentas mais eficientes para ter esse objetivo alcançado. Mantenha o contato com o cliente para saber se ele ficou satisfeito com a aquisição do seu produto ou serviço, crie newsletters com assuntos relevantes e ações de fidelização (como descontos na próxima compra). Crie canais em que o consumidor possa dar um feedback sobre a sua empresa, seja pelas redes sociais, telefone ou pelo próprio site do seu negócio. Lembre-se que seu cliente gosta e merece a sua atenção.

E você sabia que a cultura organizacional pode interferir na relação com o cliente? Confira mais essas estratégias e não se esqueça de que o foco de qualquer negócio deve ser sempre o cliente: é ele o responsável pelo sucesso de sua empresa.

E você, o que tem feito para aprimorar a experiência do seu cliente? Compartilhe sua opinião com a gente!