4 dicas para diminuir a taxa de cancelamento de sua empresa

4 dicas para diminuir a taxa de cancelamento de sua empresa

Diminuir a taxa de cancelamento (churn) da empresa deve ser uma das prioridades mais relevantes para a sua empresa, visto que é um ponto que influencia diretamente nos lucros do negócio. Muitas empresas se questionam a respeito desse tipo de métrica, mas poucas conseguem implantar medidas de prevenção que realmente melhoram os números da empresa. Quer aprender um pouco mais sobre isso? Então continue acompanhando o post de hoje e confira algumas dicas para diminuir a sua taxa de cancelamento!

Invista no pós venda

Apesar de parecer uma prática primária, poucas empresas investem no pós venda. Para diminuir a taxa de cancelamento da sua empresa é necessário desenvolver ações que trabalhem a experiência do cliente com o seu produto ou serviço, otimizando a experiência dos usuários e melhorando o contato deles com a sua empresa.

Para isso, é interessante criar uma linha de ações de marketing que serão realizadas após o processo de venda de produto ou contratação de serviços, como, por exemplo, uma campanha de e-mail marketing que fale sobre como melhorar a utilização do serviço ou até mesmo dicas de como usar o produto de forma otimizada.

Tudo depende da forma com que o seu produto interage com o usuário — mas lembre-se de que nenhum nicho dispensa o pós venda! Sempre é necessário trabalhar junto ao cliente.

Pesquisa sobre qualidade e manutenção dos produtos e serviços

Para garantir a retenção dos atuais clientes e a conquista de novos, é preciso estar atento à qualidade dos produtos e serviços que são comercializados.

Faça pesquisas de satisfação com os clientes, pergunte sobre performance, o que pode ser melhorado, o que eles acreditam que foi satisfatório ou o que deixou a desejar na experiência do usuário.

Mas, é claro, não cometa o mesmo erro de deixar os resultados engavetados. É preciso usá-los efetivamente para garantir melhores resultados e melhorar a satisfação do cliente em relação à sua empresa e ao seu produto ou serviço.

Lembre-se do CRM

O uso do CRM é necessário, especialmente, para a manutenção dos atuais clientes. Esse tipo de ferramenta auxilia no controle do histórico de cada um deles, registrando suas dificuldades, necessidades e mostrando qual é o melhor caminho a se seguir para evitar que os clientes tenham problemas e decidam desligar-se da sua empresa (principalmente no caso da contratação de serviços).

Relacionamento com o cliente

O bom relacionamento com o cliente é uma medida fundamental para reter clientes e diminuir a taxa de cancelamento da empresa. E, para tal, é preciso trabalhar o treinamento da equipe para atender os clientes da melhor forma possível do pré ao pós venda.

Investir em uma comunicação clara e transparente com o seu público, preocupando-se com os problemas e possíveis dificuldades que podem aparecer e garantindo que eles sejam resolvidos o quanto antes para melhorar o relacionamento é fundamental.

Além disso, garanta uma equipe pró ativa para atender às possíveis dúvidas que podem surgir após a venda do produto ou contratação do serviço.

Para que a sua empresa consiga reter clientes e diminuir a taxa de cancelamento, é importante cuidar de cada um de seus clientes de forma única e, para tal, o bom atendimento e acompanhamento mesmo após a contratação do serviço ou compra do produto fazem toda a diferença para estabelecer uma relação de confiança com a sua empresa.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de comentar!