Top Post Tracksale: 15 Dicas para Melhorar a Lealdade de Clientes

Top Post Tracksale: 15 Dicas para Melhorar a Lealdade de Clientes

O Portal Entrepreneur.com fez uma matéria coletiva com vários especialistas e empreendedores perguntando: “como melhorar a lealdade de seus clientes?” Veja abaixo as 15 dicas que foram dadas por eles:

1 – Ofereça uma ótima experiência vinculada a sua marca.

2 – Faça acima e tudo o que for preciso para mostrar a seus clientes o quanto você os ama. Preocupe-se com cada pessoa como um ser humano, não um número.

3 – Humanize a sua marca, interagindo e se engajando em canais de mídia social. Comporte-se como uma pessoa ao invés de uma empresa, isto é o que faz com que seus clientes sintam uma conexão mais estreita entre a empresa e eles, seja o mais pessoal possível com a sua marca, e esta ligação irá resultar em forte lealdade à marca.

4 – Ofereça uma experiência do tipo ‘WOW!’. O proprietário Gary Vaynerchuk do site Winelibrary.com constantemente monitora o que seus clientes estão fazendo no Twitter e um dia ele viu que um de seus clientes chorou em agonia quando o Chicago Bears perdeu nas finais do basquete. Ele imediatamente comprou uma camisa assinada pelo Bear Jay Cutler e enviou para ele. O resultado? O cliente ficou tão impressionado e pessoalmente garantiu ao proprietário que ele só iria comprar vinho dele a partir daquele dia.

5 – Não estrague as coisas. Entregue tudo 100%.

6 – Deixe os de “cabeça erguida”. Trate seus melhores clientes como parte do negócio. Deixe-os saber o que está acontecendo antes de contar para qualquer pessoa. Inclua-os em suas decisões, peça feedbacks. Deixe-os por dentro dos rumos da empresa e, em seguida, eles vão se sentir interessados em ficar com você. Como diz o velho ditado, “tratar a sua empresa como uma família e sua família como empresa.” Aplique esse pensamento para os seus clientes mais leais e eles vão ficar com você.

7 – Faça algo para os seus clientes que eles não esperam. A frase “ser notável” é muitas vezes apresentada mas raramente é levada a sério pelas empresas. Dê a seus clientes uma razão para falar sobre você de forma positiva. As pessoas não querem compartilhar experiências medianas com seus amigos. Eles querem falar somente sobre os fatos notáveis​!

8 – Melhore a lealdade do cliente, medindo-o. Por regularmente e consistentemente obtenha feedbacks de seus clientes em relação ao que está funcionando e ao que não está. Você pode ficar no topo das tendências e ajustar conforme necessário. Muitas empresas tem uma atitude errrada do “não pergunte, nós realmente não queremos saber.” E se você passar a perguntar, converse com seus clientes sobre o que você ouviu, e o que você pretende fazer sobre isso. Nada destrói a lealdade tão rápido quanto não tomar uma atitude em relação ao seu cliente.

9 – Priorize a experiência do cliente acima do valor que você mostrou quanto os obteve. Como empresários, gastamos um monte de dinheiro, tempo e recursos criativos na otimização de estratégias para que os clientes aja no modo que esperamos. Gasta-se esse poder do cérebro, em vez de entregar ao cliente uma experiência deliciosa. Priorize as campanhas que oferecem a seus clientes um valor real, conte sua história linda, e diga obrigado. Faça o cliente o centro de cada conversa de toda a empresa. Esse tipo de filosofia centrada no cliente em toda a organização irá assegurar que você está fazendo tudo o que puder para criar sementes e, em seguida, construir a lealdade com seus clientes.

10 – Mostre que você se preocupa com o empreendimento do cliente, tanto quanto o seu. Muitos clientes não são bons juízes da qualidade do seu trabalho, mas eles sabem, apreciar e valorizar um processo de trabalho suave e pensativo, não importa qual serviço está sendo prestado. Além disso, o contato real, em tempo real aumenta muito os laços entre as pessoas – que inclui relacionamentos com os clientes – para não voltar a cair comunicação eletrônica por padrão. Pergunte em cada situação qual é a melhor maneira de se comunicar.

11 – Reveja os resultados. Descobri ao longo dos anos que se eu puder ajudar um cliente a compreender os resultados reais que estão conseguindo, em seguida, eles vão permanecer fiéis para sempre. Então, muitas vezes, nunca voltamos atrás e revemos os resultados com os clientes, e assim, muitas vezes eles acabam não conseguindo apreciar o quanto de valor que estamos entregando. Quando nós podemos ajudá-los a entender, eles nunca irão querer sair. (Bônus: Quando você entende isso, você ganha a confiança necessária para aumentar seus preços.

12 – Concentre-se nos pequenos detalhes. Construir uma relação autêntica e transparente, com um monte de pequenas vitórias, que a longo prazo será igual a uma grande vitória com o seu cliente. Por exemplo, as lojas Burberry enviam um e-mail pessoal de follow-ups para os clientes existentes para agradecê-los e ver se eles estão desfrutando de compras anteriores. Pode parecer um pequeno gesto, mas estão recebendo um e-mail pessoal de um funcionário que trabalha em uma marca internacional que faz com que o cliente se sinta especial e mostra que a empresa se preocupa com o relacionamento. Pequenas vitórias como esta mantém clientes fiéis à sua marca para o futuro.

13 – Comece articulando uma visão de relacionamento com o cliente de como ela poderia ser e de como ela deve aparentar. O próximo passo é focar no design da experiência, o que obriga as empresas a ter um fluxo da experiência do cliente desejado, antes, durante e após as operações … basicamente o que um cliente deve ver, pensar, sentir e compartilhar todo o ciclo de vida inteiro. Tudo o resto é apenas marketing, criativo e gamificação.

14 – Lembre-se da regra de ouro: “Faça aos outros …”. Muitas vezes os marketeiros deixam seus chapéus de consumo na porta quando entram no mercado de trabalho. Pare e pense – se eu fosse comprar café, vinho, passagens aéreas, um quarto de hotel ou selecionando um médico – o que eu quero? O que me faz sentir especial e me fazer voltar uma e outra vez? Começar por aí. Realmente, experimentá-lo.

15 – Cumpra sua promessa. Muitas vezes estamos vendendo uma coisa e depois, após o período de lua de mel ter acabado, tudo volta ao normal (mau serviço ao cliente). Como diz o ditado, “prometer menos e … entregar mais”.

Se você pretende medir a satisfação de seus clientes, comece agora gratuitamente pela Tracksale.co

Top Post Tracksale: 15 Dicas para Melhorar a Lealdade de Clientes

Conheça os nossos parceiros:

Marketing
por Dados:

BuscarID
Desenvolvimento
e Manutenção:

CircusDigital
Estudos
e Relatórios:

Octadesk
Marketing de
Conteúdo:

Contentools
Especialista
em CX:

CXHub